Em Reunião Ordinária, o vereador Wagner Romão denunciou a ineficiência da prefeitura em apresentar propostas para o PAC. Prazo final é sexta-feira, 14 de fevereiro

Nesta segunda-feira, 10, o vereador Wagner Romão denunciou em Reunião Ordinária na Câmara Municipal a ineficiência da prefeitura de Dário Saadi, que pode perder a oportunidade de renovar dois terços da frota de ônibus de Campinas. Na pŕoxima sexta-feira, 14, se encerra o prazo para envio de propostas para obtenção de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Seleções), e até o momento, nenhuma documentação de Campinas foi enviada.
Desde o ano passado, o governo municipal esteve em conversas com o Governo Lula para obtenção de financiamentos via BNDES. Em maio de 2024, Campinas foi contemplada com crédito de quase 1 bilhão de reais, para aquisição de 512 novos ônibus: 256 elétricos mais ecológicos, silenciosos e confortáveis, e 256 ônibus Euro 6, que emitem menos poluentes.
O valor representa cerca de 20% de todo o montante previsto para o edital voltado à renovação da frota de ônibus no Brasil. Os recursos superam os concedidos à cidade de Porto Alegre, que poderá adquirir 500 ônibus Euro 6.
Apesar da conquista, em que a prefeitura obteve tudo o que foi solicitado ao Governo Lula, os documentos para contratação dos recursos do BNDES ainda não foram apresentados. A Secretaria de Mobilidade Urbana de Hortolândia, por exemplo, já apresentou proposta para a compra de 40 ônibus elétricos pelo edital.
"O governo municipal, governo Dário, foi buscar recursos. Conquistamos a oportunidade de ter rodando na cidade 256 veículos elétricos e outros 256 ônibus básicos para renovar a frota de ônibus convencionais. Infelizmente, o que é inacreditável, e é difícil da gente entender se é incompetência ou outro tipo de interesse, nesta sexta-feira se encerra o prazo", denuncia Romão.
Wagner Romão ainda avalia que entre as razões para a ineficiência, podem estar ocultos interesses das empresas privadas do transporte em Campinas.
"Me parece um misto de incompetência e de interesses. Deve haver uma pressão do empresariado do transporte na cidade. Num médio prazo, você vai ter menos lucratividade. Hoje temos R$ 154 milhões de subsídio ao transporte em Campinas. Se a gente renovar a frota, se essa frota é de melhor qualidade, num médio prazo há diminuição no custo do transporte. O custo do KM rodado do ônibus elétrico é de R$0,70 e isso impacta no lucro do empresariado. A prefeitura teria condições de gastar menos e oferecer um serviço de mais qualidade à população e com menos degradação do meio ambiente", analisa.
PAC Seleções em Campinas
O governo federal anunciou um novo passo na modernização do transporte público brasileiro com a inclusão da compra de ônibus elétricos no PAC Seleções, uma iniciativa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A medida visa reduzir as emissões de CO₂ e melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos, impulsionando a transição para uma mobilidade mais sustentável.
A substituição da frota movida a combustíveis fósseis por veículos elétricos faz parte do compromisso do governo Lula com a agenda ambiental e a inovação no transporte público. Com a nova fase do PAC Seleções, estados e municípios terão acesso a recursos para adquirir ônibus elétricos, promovendo um sistema de mobilidade mais eficiente e menos poluente.
Segundo o Ministério das Cidades, a adoção desses veículos contribuirá para a redução significativa da poluição do ar e sonora, além de diminuir os custos operacionais das frotas a longo prazo. Estudos apontam que os ônibus elétricos podem reduzir em até 95% as emissões de gases de efeito estufa quando comparados aos veículos tradicionais a diesel.
A cidade de Campinas foi uma das 61 contempladas com financiamento para aquisição de nova frota de ônibus urbanos. Para o município foram disponibilizados R$ 949.194.777,60 para compra de 512 ônibus e R$ 2.367.550,00 para a regularização fundiária.
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