top of page

Ipê-roxo protegido por lei é cortado no Cambuí; cobramos explicações!

Corpo de Bombeiros cortou o ipê-roxo, de cerca de 60 anos, que ficava no canteiro central localizado em frente a Igreja Nossa Senhora das Dores (Foto: Moara Semeghini/Correio da Manhã)
Corpo de Bombeiros cortou o ipê-roxo, de cerca de 60 anos, que ficava no canteiro central localizado em frente a Igreja Nossa Senhora das Dores (Foto: Moara Semeghini/Correio da Manhã)

Pedimos explicações da Prefeitura de Campinas sobre o corte de um exemplar de ipê localizado no canteiro central da Rua Maria Monteiro, entre as ruas Coronel Silva Teles e Santos Dumont, no Cambuí. A árvore, de cerca de 60 anos, era protegida por decreto municipal e declarada imune ao corte desde 2007, mas foi suprimida no último dia 28/10, em uma ação extrema do Corpo de Bombeiros que causou comoção e revolta de moradores.

De acordo com o Decreto nº 16.011, de 3 de outubro de 2007, publicado no Diário Oficial do Município em 4 de outubro do mesmo ano, dois exemplares de ipê-rosa (Tabebuia pentaphylla), situados nesse trecho da via foram oficialmente reconhecidos como patrimônio ambiental e paisagístico da cidade, ficando proibida qualquer forma de corte sem justificativa técnica e autorização legal.

O Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente), órgão fiscalizador, consultivo e deliberativo sobre as políticas ambientais do município, que inclui a arborização urbana, afirmou que não foi informado sobre o corte.

Pedimos explicações!


Pedimos para o Prefeito Dário Saadi informar qual órgão foi responsável pela autorização e execução do corte, se houve laudo técnico prévio que justificasse a intervenção, quais providências estão sendo adotadas pela Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade para apurar possíveis irregularidades, e se há acompanhamento sistemático das árvores declaradas imunes ao corte no município.

“Campinas possui legislação para proteger exemplares arbóreos de relevância ambiental e paisagística, mas estamos vendo cortes e extrações acontecerem constantemente sem respaldo técnico. É fundamental que o poder público assegure o cumprimento dessas normas e investigue irregularidades para que situações como essa não se repitam”, afirmou Romão.

O requerimento reforça nossa atuação na defesa do meio ambiente urbano e na fiscalização das ações do Executivo municipal em temas relacionados à preservação ambiental e arborização urbana.

Comentários


IMG_3477-1.jpeg
Estrela vermelha Wagner Romão levemente inclinada para a esquerda
  • Whatsapp
  • Instagram
  • TikTok
  • Facebook

wagner.romao@campinas.sp.leg.br
+55 19 3736-1320/
19 98242-8335

 

Campinas-SP

wagner romão vereador - horizontal bra-ver1.png

©2025

Editado por Gabinete Wagner Romão

bottom of page