Justiça atende ação e suspende obra que ameaçava árvores na Praça Silva Rego
- Wagner Romao Gabinete
- 8 de ago.
- 2 min de leitura

A Justiça atendeu, no dia 6 de agosto, ao pedido de ação popular protocolada pelo nosso mandato e determinou a imediata suspensão das obras de pavimentação e impermeabilização do solo realizadas pela Prefeitura de Campinas na Praça Silva Rego, no bairro Guanabara, após constatar que as intervenções colocavam em risco a saúde de árvores históricas do local.
A ação, protocolada em conjunto com o mandato da vereadora Mariana Conti (PSOL), foi apresentada após denúncias de ambientalistas e engenheiros ambientais da região, que presenciaram cortes abruptos capazes de condenar árvores de grande porte.
Na decisão, o juiz afirma que há perigo de dano em razão da possibilidade de comprometimento estrutural das árvores, “com risco de tombamento e perda irreversível de árvores de grande porte, além da impermeabilização do solo em área pública de lazer e convivência”, e fixou multa diária de R$ 5 mil caso a decisão seja descumprida.
As obras tinham como objetivo ampliar o calçamento para acomodar barracas de uma feira que acontece aos sábados, mas incluíam cortes nas raízes e concretagem na base das árvores — práticas que, segundo especialistas, comprometem a estabilidade e a saúde das plantas, podendo levá-las à morte lenta e aumentar o risco de quedas.
“Não vamos permitir que mais árvores sejam extraídas ou condenadas por falta de responsabilidade, ausência de laudos técnicos e zero fiscalização. Toda intervenção urbana precisa ser feita com respeito ao meio ambiente e à segurança da população”, afirmou o vereador Wagner Romão.
Histórico
No início da obra, no dia 23 de julho, a ação rápida de Romão impediu a continuidade dos trabalhos ao acionar a Polícia Ambiental, que determinou a paralisação após constatar a ausência de laudo técnico e de ordem de serviço no local.
Após essa ação, o vereador participou de uma reunião com representantes da Prefeitura, que prometeram alterar o projeto para utilizar piso intertravado, a fim de garantir maior permeabilidade à vegetação. No entanto, mesmo com a mudança, os profissionais da obra continuaram utilizando materiais danosos às árvores sob o piso. Veja o vídeo:
Comments