Marcha Mundial das Mulheres recebe o Diploma de Mérito Mulher de Ação
- Wagner Romao Gabinete
- 13 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de out.

Na última sexta-feira (10) homenageamos a Marcha Mundial das Mulheres com a Medalha Dorcelina de Oliveira Folador e o Diploma de Mérito Mulher de Ação, em reconhecimento à trajetória de mulheres que fazem da luta uma forma de existir, resistir e transformar o mundo.
O movimento tem se destacado como uma força incansável na defesa dos direitos das mulheres e na construção de políticas públicas que visam uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva.
“A Marcha Mundial das Mulheres é um exemplo de força, persistência e solidariedade. Sua atuação transformadora mostra como a organização coletiva pode mudar realidades e construir caminhos de igualdade e justiça. Este diploma reconhece a importância da ação coletiva e a contribuição permanente para o fortalecimento das políticas públicas e a ampliação dos direitos das mulheres”, destacou Romão.
Assim como Dorcelina de Oliveira Folador, trabalhadora, militante e prefeita que dedicou sua vida à luta popular, as mulheres da Marcha seguem firmes na resistência, no enfrentamento às injustiças e na construção de um futuro feminista, solidário e transformador.
Sobre a Marcha Mundial das Mulheres
Criada em 2000, a Marcha Mundial das Mulheres é um movimento feminista internacional que mobiliza mulheres em todo o mundo contra a pobreza e a violência sexista. Em Campinas, a mobilização começou no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março de 2000, com um ato na Praça da Catedral. Desde então, o coletivo tem se consolidado como uma importante força política e social na defesa dos direitos das mulheres e na promoção da igualdade de gênero.
O movimento se organiza a partir de grupos de base e setores populares, atuando diretamente nas comunidades e bairros. Em Campinas, suas ações envolvem o combate à violência doméstica, a luta por igualdade salarial, o acesso a creches, alimentação de qualidade e a garantia dos direitos humanos.
A Marcha participa ativamente da formulação de políticas públicas, com representação no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, no Conselho Municipal de Direitos Humanos e no Conselho Municipal de Saúde. Também teve papel fundamental na criação do Fórum de Direitos Humanos de Campinas, em 2013.






























Comentários